The Flash Brasil - Anúncio

Olá jovem velocista, como vai?

Seja bem-vindo a nova coluna do The Flash BR que irá expor, de maneira pessoal, a opinião daquele que vos escreve. Lembrando que a opinião expressa aqui, nem sempre, representa toda a equipe. Se prepare para um texto (muito) gigante.


Tema de hoje: Por que Iris West incomoda tanta gente?

Iris West é a protagonista feminina na série The Flash e a polêmica envolvendo a personagem vem desde o anuncio da série. A CW, canal que transmite The Flash, já havia deixado claro que o elenco da série seria diversificado, ou seja, teríamos atores brancos, negros, americanos e não americanos. E a personagem Iris West, nos quadrinhos, era originalmente branca em suas primeiras versões. A “troca” de etnia de personagens, seja na tv, cinema ou até mesmo nos quadrinhos, sempre gerou muita discussão. Sendo assim, quando Candice Patton, uma mulher negra, foi anunciada como a atriz que daria vida ao par romântico de Barry Allen, muitas pessoas não aprovaram a escolha. Outras sim. Mas o texto de hoje é sobre aquelas que tanto criticaram.

Quando a primeira temporada da série foi ao ar e o enredo mostrava como o pobre Barry Allen era apaixonado por Iris West e ainda não havia conseguido revelar a sua paixão por ela, como não se simpatizar e entender o que Barry passava ao ver a pessoa que ele amava tão perto de si, mas ao mesmo tempo tão longe? Quem nunca ficou na friendzone, não é mesmo?

Iris, por sua vez, não fazia ideia do amor do garoto. Ela viveu por muitos anos enxergando ele como um irmão, ela tinha dentro de si um sentimento por ele que preferia esconder, afinal, ela não se sentia tão merecedora assim. Prova disso, são as inúmeras cenas em que ela deseja que Barry encontre alguém especial, alguém que o compreenda. É como se ela, em seu subconsciente, não se considerasse ideal para ele.

Quando Barry acorda do coma, Iris está em um relacionamento. Ao somar o fato de sua paixão não correspondida mais o fato de ver o amor da sua vida “beijando outras bocas”, foi o bastante para Iris se tornar uma vilã “mascarada” para Barry em The Flash.

O público tomou as dores do Barry e Iris ganhou ainda menos empatia porquê, talvez, ela fosse a representação de algo que atinge (ou já atingiu) a todos: o amor não correspondido. Iris não tinha motivos para terminar a sua relação com Eddie (um cara que ela gostava, admirava e que a amava), só porque Barry era apaixonado por ela. Nós conhecemos a história de Allen e simpatizamos com a sua dor, é por isso que no episódio de natal, quando ele finalmente revela o seu amor, nós ficamos chateados por Iris não cair em seus braços e assumir que também o ama. Mas a verdade é: ela não tinha obrigação nenhuma de ficar com ele só porque ele queria.

E é aqui que realmente começa a minha crítica.

Muitas pessoas afirmam não gostar da Iris por ela ser uma personagem “inútil”, dramática (que faz muito “mimimi”). No entanto, quando você tenta entender melhor esses supostos motivos, vê que não existe uma explicação. É comum ver o argumento “é minha opinião, só não gosto dela” – o que torna ainda mais claro o fato do ódio em relação a personagem não possuir lógica alguma.

Como a personagem recebeu todo esse ódio antes mesmo da série estrear, muitas pessoas começaram a assistir não gostando dela. E depois, com o fato dela não ser submissa aos sentimentos do Barry, mais ainda. Eis que chegamos ao verdadeiro motivo para tanto ódio: modismo.

Esse termo, “modismo”, irá irritar ainda mais quem não simpatiza com a personagem. Mas este é o único motivo plausível para tanto ódio. Vamos aos fatos:

Iris West não teve grandes cenas na primeira temporada, a própria equipe criativa da série não dá espaço para que a personagem seja reconhecida além de um relacionamento amoroso – o que menospreza a sua capacidade de ganhar mais simpatia e relevância. Mas tudo bem, Iris é vista como “o coração do Barry”. Ela é quem sempre o motiva, ela é quem o traz de volta a realidade e mostra por que ele é um herói. Ela é a sua bússola e o seu porto seguro, sua “luz na escuridão”. Para alguns isso é ser inútil, eu discordo, porém acredito que seria muito mais interessante se a personagem ganhasse um enredo melhor e fosse mais explorada, desligando-se do rótulo de ser apenas o grande amor do protagonista.

Iris West é a personagem que mais sofreu e menos demonstrou isso. Logo, se vamos odiar um personagem por ser dramático, deveríamos odiar o Barry. Sem entrar muito a fundo na questão de como Barry é dramático, o personagem desde sua primeira aparição vive se colocando para baixo e precisando de discursos motivacionais. Ele sempre coloca o mundo em suas costas, sempre esconde fatos importantes de seus amigos e sempre se culpa por tudo que acontece no seu mundo (de fato, ele tem culpa, mas esse não é o ponto no momento). Resumindo: nós já vimos o Barry ser o rei do drama muitas vezes. Se não vamos odiá-lo, por quê odiaríamos ela? Iris que também tinha motivos para demonstrar seus medos, quase nunca o faz. Vamos lá:

Na primeira temporada Barry esconde que é o Flash. Ela descobre sozinha. E apenas fica magoada por um episódio, com toda a razão, afinal todo mundo sabia, menos ela. Mas não vemos Iris dramatizar isso por mais que um episódio. Ela fica magoada, mas isso nem é explorado.

Ainda na primeira temporada, Eddie, noivo de Iris, morre. Você se lembra dela fazendo algum drama sobre isso? Ela se fez de vítima sobre isso? Não. Pois é. Na segunda temporada Iris descobre que seu pai mentiu durante a sua vida inteira e que na verdade a sua mãe está viva. Quando Joe conta a verdade, ela compreende. Pasmem: ela não o condena. Eu, sinceramente, achei que iriam explorar todo um drama sobre isso, mas surpreendentemente, não aconteceu. O que torna a personagem bem madura. Ela conhece sua mãe e, novamente, não cria um grande drama em cima disso. Assim que descobre que tem um irmão e que sua mãe está doente, não vemos Iris tratar isso com lágrimas e “oh meu Deus, por que eu sofro tanto?”. Por fim, sua mãe acaba morrendo e, novamente, você viu Iris criar algum drama sobre o fato de em menos de um ano ter pedido o noivo e a mãe? Não.

Na terceira temporada Barry voltou no tempo, alterou as coisas e agora Iris está chateada com Joe por ele ter mentido sobre sua mãe. Quantos episódios essa “chateação” durou? Pois é, meio episódio. Enquanto Cisco demorou 8 episódios para deixar o mau humor de lado e perdoar o amigo (mas o texto não é sobre o Cisco). Quando Barry descobre que sua amada irá morrer no futuro ele decide contar a ela. Iris, como qualquer pessoa, chora ao descobrir. O que para mim, é totalmente normal. Afinal, saber que sua vida não irá passar de alguns meses, não é uma notícia muito bacana. Mas a personagem, após se frustrar com a notícia, acredita prontamente em seu namorado e permanece toda a temporada confiando em que ele irá salvá-la. Ela não cria nenhum drama sobre isso. Ela poderia terminar com ele, ir embora e viver sua vida, mudando seu futuro totalmente. Ela poderia odiá-lo, chorar, fazer drama por muitos episódios. Mas não, nós não vemos ela fazer isso. Ela aceita seu destino e o entrega nas mãos de Barry. Quando ela descobre que Savitar é na verdade Barry, também não a vemos desconfiar de Barry e nem questionar os eventos do futuro. Quando ela tem finalmente um encontro com Savitar, ela não o julga e nem cria um drama. Ela age de forma piedosa e sem medo. Ela estava prestes a perdoar seu “assassino”.

Embora ela tenha inúmeros motivos, Iris não é uma personagem dramática. Então vamos ao próximo argumento dos que não gostam da personagem: Ela é chata.

O que torna uma pessoa chata? Talvez, esse seja o único argumento em que eu posso concordar ser subjetivo. Mas a minha visão da personagem é a seguinte: Iris tem o seu próprio enredo (ainda que mal explorado), ela tem seu trabalho, ela sempre foi atrás das histórias que acreditava, já enfrentou vilões, já enfrentou suas barras (como citei acima), se relaciona com um cara que torna a sua vida inconstante e se arrisca muitas vezes por isso, mas sempre faz o que quer e segue o que acredita. Ela sempre foi uma personagem de caráter forte, porém, pouco (e mal) explorada. Ela tem idas e vindas, como todo ser humano. Mas, discordo que ela seja chata.

Por fim, sem abordar a questão racial (que infelizmente, é um dos motivos pelo qual alguns odeiam a personagem), chegamos ao último e mais ridículo argumento que já escutei durante todos esses anos em que trabalho com a audiência da série: ela não tem química com o Barry. Primeiro: eu discordo totalmente. Segundo: vários casais que conheço não tem química, mas nem por isso acho que um deles não merece o outro. O amor não é julgável. Se Barry e Iris se amam e se respeitam, então tudo está certo. E sim, eu acho que eles tem muita química, principalmente quando vejo cenas isoladas deles. Os dois atores se entregam aos seus personagens e ficam extremamente fofos juntos. Eu adorava Patty e Barry, porque eu adoro a atriz e adoro a personagem, mas confesso que, embora não deva ser intencional, Grant Gustin demonstra muito mais leveza e felicidade ao lado de Candice Patton. Seus personagens combinam. É impossível, em sã consciência, não amar a cena em que ele canta Runnin’ Home To You.

Não posso deixar de citar que Candice Patton é uma mulher maravilhosa.  E tem, em suas mãos (e costas), a responsabilidade de ser uma protagonista negra em uma série de enorme popularidade. Ela nada contra a maré de protagonistas brancas e loiras, e isso abre muitas portas para outras pessoas, isso traz esperança para muitas crianças. Muitas pessoas se sentem representadas. E isso, é sim, uma questão muito importante que deve, no mínimo, ser apoiada e respeitada. Para você talvez não faça diferença, mas para muita gente faz. Pense nisso. Não é vitimíssimo, é realismo.

Para concluir, o ódio com a personagem foi construído desde o momento em que mudaram a sua etnia das HQs para a série. Esse ódio ganhou ainda mais força, quando ela não se mostrou uma mulher submissa aos sentimentos do Barry. E esse ódio cresceu um pouco mais por Iris não ter um enredo merecido e de valor. No final das contas, se tornou moda odiar a personagem sem qualquer motivo, simplesmente porque uns odeiam, outros começam a odiar e no fim ninguém sabe exatamente o porquê, apenas a odeiam e buscam qualquer argumento sem base para se adequar e fazer parte da massa.

Deixe seu comentário

  1. SarahResponder

    1°palmas pelo texto. 2° não sabia do ódio e fico até surpresa por tal. 3° acho que mudanças de hq pra séries, tv e cinema são coisas que infelizmente acontecem, mas acredito que o real motivo de muito desse ódio seja o fato dela ser negra e querendo ou não a relação inter racial não é bem vista. 4° e último, a série é focada praticamente somente a história do Barry, o que é compreensível mais um pena, pois, não só a Iris como muitos outros personagens tinham grande potencial de explorarem suas histórias. Mas tudo bem, continuo os amando mesmo assim rs. Parabéns pelo texto e pela página 😉

  2. IsabelaResponder

    Concordo totalmente,a Iris é uma personagem maravilhosa,e esse ódio todo pra mim, é sem fundamento.E ainda faz um par lindíssimo com o Barry,eles são muito fofos juntos.
    O escritor(a) do artigo,está de parabéns,escreveu tudo igual ao que penso.

  3. Duda 104Responder

    MINHA OPINIÃO: Para falar a verdade, não gosto da Íris e preferia que ela tivesse morrido na 3º temporada. Não só por gostar dela, mas também de jogar um clima diferente na série e não cair na mesmice.

    Respeito quem gosta dela e tals e concordo que ela devia ser uma personagem bem desenvolvida, e não sendo forçada a ter uk romance com Barry. Iris podia muito bem ser uma Girl Power é uma personagem memorável, mas caiu no clichê de “amante do herói” e ela tem seus momentos chatos. Só acho que os produtores da série deveriam explora-lá mais, muito mais do que o interesse de Barry Allen. E sim como Iris West.

    Aposto que eu shipparia WestAllen se não forçassem tanto esse casal. Por isso que shippo mais SnowBarry.

    OBS: Respeito à opinião de todo mundo que for inversa da linha e da equipe. Apenas não gosto muito da personagem.

  4. Ana Paula CastroResponder

    Desculpe amigo, discordo completamente do seu texto. Eu por exemplo não odeio a Iris por nenhum dos seus motibos expostos. Na verdade eu não odeio a Iris. Só não gosto da personagem na serie, acho ela totalmente dispensavel. Primeiro porque acho o personagem na serie muito mal escrito ( ela e wally tem os piores papéis escritos na serie). Não possui evolução no enredo, nem em muitas oportunidades que deram pra eles nesta terceira temporada (que pra mim foi a pior de todas). Iris não tem quimica alguma com barry, ela tinha um relacionamento muito melhor com o eddy (cada item desse q estou citando tem argumentos pra cada um deles, posso te mostrar cena por cena na serie). Sou sim do time snowbarry, acho que (não por ela ser branca e nem nada parecido) mas pelo enredo que construiram a historia dela com barry desde a primeira temporada a impressao que temos é que ela nutre um amor secreto por ele (ela decidiu ficar na cidade quando ronny quis embora com ela, ela sofre e cuida muito mais dele do que a Iris, a revelação de savitar) poderia ficar aqui citando milhoes de motivos que leva ao publico torcer pelos dois e nao só pelas cenas de beijo ( q em nenhum momento eram eles, porem ela gostou e revidou o primeiro), enfim… A DC falhou muito em escrever a Iris na serie, não pela cor, de novo, pelo enredo do personagem.

    • RafaelResponder

      Tudo oque eu entendí no seu comentário foi: Ela é preta e não pode ser namorada do flash que é branco, ela é preta ela é preta ela é preta ela é preta ela e ela é preta.

  5. MichelResponder

    Concordo com a parte de que tem muito modismo para com o hate da Íris,mas não é por isso q todos são assim.Eu particularmente não gosto da Íris pq o personagem não foi bem aproveitado.Nos quadrinhos Íris é uma ótimo personagem, jornalista e companheira, enquanto q na série é ,rincipalmente na 3 temporada,uma personagem sem sal. The flash já é uma série “teen” por si só,é o público levemente mais velho não acha graça no roteiro forçando um relacionamento q muitos consideram chato. Além disso,se vc pensar no roteiro da série desde a primeira temporada,muitos problemas teriam sido evitados se Barry não tivesse que se preocupar com Íris(principalmente na terceira temporada) ou se ela não continuasse se colocando em perigo desnecessariamente.
    Além do fato de que muitos ainda sente falta da Patty,q era uma personagem muito mais “forte”(e muito mais representava para as mulheres na minha opinião) e os roteiristas se livram dela de maneira fraca(Barry conta pra qualquer um q é o flash pq não contaria pra ela) então eles ficam com raiva da Íris por consequência.

  6. JoãoResponder

    A iris é mais macho que o proprio barry

  7. BárbaraResponder

    Eu amei esse texto. Já sabia desse ódio e me sinto representada pela linda atriz Candice Patton na série. Sou negra e tenho orgulho da minha cor. A Iris é uma personagem incrível, que ama o Barry e ele também a ama, e eu que eles tem uma química incrível, principalmente naquele episódio que ele vai pra Terra 2 (morri de rir da cara do Barry quando ela agarra ele no corredor kkkkkkk). Parabéns pelo texto, por mais seres humanos como você.

  8. IngrydResponder

    Texto PERFEITO!

  9. RonyResponder

    Esse povo q vê racismo em td… manuku!

  10. LannaResponder

    Quando as pessoas dizem que WestAllen é forçado, fico imaginando a Iris minutos depois de Eddie morrer, dizendo:
    “E aí Barry? Eddie morreu, você gosta de mim e eu de você, que tal se procurassemos um motel sujo qualquer pra gente se pegar?”
    E quando dizem que Barry deveria ficar com a Caitlin por que ela nutre um amor secreto por ele (tão secreto que só o público snowbarry notou), eu me pergunto o que é mais forçado? Um romance que levou pouco mais de duas temporadas para se desenvolver ou os fãs de SB, seus argumentos falhos, e teorias de algo que simplesmente não se desenvolveu porque não existe?

  11. mariaResponder

    Achei o texto perfeito e retifico tudo oque foi falado da personagem,mas me pergunto porque tanto racismo meu deus venho de uma familia multi racial,vamos aceitar ok . Todos merecem ter chances iguais negros e brancos.quimica entre Barri e Iris existe sim e muita nao e facil contracenar com alguem que nao tem nada a ver com a gente,nesse casi os dois atores estao de parabens.

  12. WIRLLA KLÉCIAResponder

    Adorei o texto! Parabéns.Excelente ponto de vista.

  13. Grazi cristinaResponder

    Queria que iris fosse uma meta humana na 4°temporada seria tão otimo

  14. CarlosResponder

    Parabéns! Afinal alguém tem consciência e coerência ao falar da Iris, que na minha opinião merecia um pouco mais de destaque na série. Gosto da Iris na série, gosto da atriz e acho ela gatíssima. A etnia dela não importa, mas seu desenvolvimento como personagem e uma atuação condizente. Isso nós temos. Acho que ela está perfeita com par do Barry e não gostaria que isso fosse alterado na série. Mais química entre os dois, só fazendo amor em cima da tabela periódica.

  15. Lucas RodriguesResponder

    Texto maravilhoso!!!

  16. Douglas DutraResponder

    Eu não sabia desse ódio que eles tinham da Iris por racismo, na minha opinião e não quero criticar ninguem a Iris na serie e um persoonagem mandão que muitas vezes nao tem uma função, ainda por cima mandona quer tudo do jeito que ela quer. A atriz e excelente cumpre o padrao da personagem mais na minha opiniao para ela ser mulher de heroi tinha que ser uma personagem mais desenvolvida como a lois lane.